Inspirado nos filmes de kung fu dos anos 70, o diretor adota para a identidade visual de Kill Bill vol.1 o amarelo como cor predominante. Podemos perceber isso claramente, por exemplo, nos cartazes, cenários, iluminação e na roupa de Beatrix Kiddo. Este figurino foi inspirado na vestimenta de um dos ícones dos filmes de luta, Bruce Lee, usada no filme O Jogo da Morte (1978). Vale lembrar que este foi o último filme de Lee, e que, além disso, não foi finalizado devido à sua morte. Este exemplo mostra uma referência bastante clara, através da cor (o amarelo e as listras pretas). “Esta cor para os japoneses representa a traição e o poder”, o que condiz com o roteiro do filme.
O tênis amarelo usado por Beatrix Kiddo e Bruce Lee acabou sendo lançado pela marca Onitsuka Tiger em edição limitada.
Outro momento de citação do amarelo é quando um monge, que aparece como recepcionista no início do Confronto na Casa das Folhas Azuis, traja uma veste desta cor com faixa preta em zigue e zague na cintura. Referência ao personagem de quadrinhos, Charlie Brown.
Uma das Víboras Mortais, O-Ren Ishii usa quimono branco e penteado feminino que era tradicionalmente usado durante a Era Meiji. A personagem de O-Ren é inspirada no filme Lady Snowblood (1973), como por exemplo, a parte na qual uma mulher vai em busca de vingança após uma gangue matar sua família. Ambos quimono e o penteado de O-Ren são criação da figurinista Kumiko Ogawa.
Lady Snowblood (1973)
Outra das Víboras Mortais, Elle Driver
foi inspirada no longa sueco They Call Her One Eye (1973), cuja a personagem do filme também ostenta um tapa olho. Seu figurino enfermeira usado em uma das cenas do filme é criação da figurinista Catherine Marie Thomas, que também
trabalhou no filme Vestida para Casar (2008).
They Call Her One Eye (1973)
Aqui Elle Driver aparece bem ao estilo anos
70 com calças ajustadas, cinturão largo e botas com tiras de couro.
Gogo Yubari é guarda-costas de O-Ren, tem esse nome por causa do desenho Speed Racer (Mach Go
Go Go em japonês) e de um festival de cinema no Japão, o Yubari International
Fantastic Film Festival. A caracterização da personagem foi feita em cima do
filme Battle Royale (2000), com a mesma atriz, Chiaki Kuriyama. Seu figurino é basicamente constituído de camisa branca com colarinho, saia xadrez plissada, blazer azul marinho, meias brancas, tênis branco. Ou seja, podemos definir seu visual como o de uma típica colegial japonesa.
Battle Royale (2000)
O
personagem Pai Mei aparece em vários filmes de Kung Fu dos
anos 1970 e 80. Pai Mei que significa "sobrancelha branca". Em Kill Bill vol.2 aparece como o mestre em artes marciais que treinou Bill, Elle e Beatrix. Seu figurino é composto por um manto branco, túnica preta de couro com detalhes dourados, calça de karatê e sapatilha.
Bill é inspirado no personagem Kwai Chang Caine de David Carradine na série de TV Kung Fu
(1972 – 1975). Em Kill Bill, Bill é líder do grupo de assassinos, Víboras Mortais e seu figurino é composto por uma jaqueta de couro marrom, camisa branca com gola padre, sinto em couro preto, calça preta, botas de couro estilo cowboy e uma flauta que foi usada como uma referência ao seu personagem da série Kung Fu que tocava flauta.
Abaixo segue um vídeo interessante sobre a forma como Tarantino incorpora suas referências para o filme Kill Bill:
Nenhum comentário:
Postar um comentário