09/02/2013

The Walking Dead

Com a continuação da 3ª temporada chegando, decidi fazer um post dedicado ao figurino não dos personagens, mas sim dos zumbis, estes que por sua vez são o elemento mais importante do seriado. Algum de vocês ao assistir a série já parou para pensar que a roupa de cada zumbi mostra um pouco sobre sua personalidade ou sobre quem ele era antes de virar zumbi? Note que algumas roupas como por exemplo, uniformes de trabalho deixam claro o que aquele zumbi estava fazendo em vida. E são detalhes como esses dos uniformes, maquiagem tenebrosa, roupas rasgadas e sujas de sangue, feridas abertas, cabelos bagunçados e sujos, que enriquecem The Walking Dead. E não pensem que é um trabalho simples fazer tudo isso, não é simplesmente só sair sujando ou manchando de sangue. Também é preciso levar em consideração, os seguintes fatores: como aquela pessoa era quando o ataque acontece? O que essa pessoa estava fazendo na hora em que foi atacada? E que tipo de ataque sofreu? Para essas perguntas temos algumas respostas da própria figurinista da série Eulyn Womble.

Vestir os mortos começa com observar fotos dos intérpretes dos zumbis, junto de seus tamanhos e idades. Então, há uma discussão sobre há quanto tempo eles morreram, para determinar a quantidade conveniente de putrefação a ser retratado.
Eu quero que a audiência perceba o quanto eles apodreceram e o quanto a carne está decaída.”, disse Womble. “Todas as roupas dos zumbis não são criadas igualmente, como você vê durante o Halloween. As nossas roupas são feitas com muito cuidado… Não se trata de um monte de roupas esfarrapadas com buracos cortados; é um longo processo de envelhecimento do tecido.”


Abaixo segue parte de uma entrevista feita pelo blog da AMC com a figurinista Eulyn Womble, a entrevista completa e em inglês você encontra aqui: blogs.amctv

AMC: Qual foi a coisa mais importante que você aprendeu desde a 1ª temporada sobre vestir o elenco e os walkers?
Eulyn: Na primeira temporada, os walkers(zumbis) tinham muito mais personalidade. Nós os fizemos como indivíduos. Confome a narrativa progrediu, nós estamos tentando transformá-los numa horda, com uma só mente. Então você perceberá que, quando nós os vestimos, nós combinamos a parte superior e a inferior, então, se a parte superior é cinza, é cinza também a inferior, assim elas se derretem e se misturam. No elenco, desde a primeira temporada até agora, eles não sabiam se tudo isso do apocalipse zumbi iria durar por muito tempo. Eles tinham mais esperança de que tudo se consertaria e estavam se apegando desesperadamente a quem eles eram, às suas joias, aos seus brincos sofisticados e suas sandálias. Agora sabem que tem que estar preparados.

AMC: Greg Nicotero contou-nos que os walkers estão se tornando cada vez mais decaídos e putrefatos com o tempo. Isso também está acontecendo com as roupas deles?
Eulyn: Absolutamente, sim. Se você olhar de perto, você poderá, na verdade, ver pus [nas roupas deles]. Nós pintamos o pus nas roupas. Nós pegamos roupas mais rasgadas, mas eles estão apodrecendo por dentro. Eu disse isso antes, eu realmente quero que a audiência sinta o cheiro deles quando os vê na câmera. Tentamos deixá-los o mais nojento possível.

AMC: De que é feito o pus?
R: É pintado. São cores diferentes que nós misturamos para combinar com o visual que nós criamos. Nós dizemos, “acrescente mais pus” ou “acrescente mais sangue”. O sangue também é importantíssimo no set. São todos diferentes e estão todos classificados, e é muito específica como sabemos qual é sangue fresco de zumbi, o que é sangue antigo de zumbi, o que é sangue fresco humano, o que é sangue antigo humano.

AMC: Vocês queimaram algumas das roupas dos zumbis com um maçarico no ano passado. Será que vocês receberam algum equipamento eletrônico novo para destruir as roupas?
Eulyn: Nós recebemos raladores especialmente feitos – que fizemos por construção. Muito perigosos. Parecem raladores de queijo, mas são mais hardcore, amarrados com pedais de madeira. É uma ferramenta incrível.

O Walkingdeadbr fez uma entrevista com a figurinista da série, segue o vídeo:


Passo à passo em imagens sobre como é feita a caracterização de um dos zumbis da série:
 

Vídeo promocional onde Eulyn Womble, fala sobre a criação do figurino dos Zombies:

Um comentário: