04/02/2013

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada


Olá pessoas! Para dá início as postagens no blog escolhi O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, por ter um apego gigantesco à obra de Tolkien. E é claro, eu não poderia deixar de mencionar os filmes da saga do anel, os quais são um brinde aos olhos de qualquer fã. Tanto nos efeitos especiais, como no roteiro, nas atuações, nos cenários e também no figurino. Mas meu objetivo nesse momento é comentar apenas sobre o figurino do filme O Hobbit.
Comecemos com o figurino de Gandalf, que é uma cópia exata do que ele usou em A Sociedade do Anel, mas com um detalhe. Em O Hobbit, Gandalf ganhou um cachecol élfico. Porém, a roupa que Ian McKellen vestiu no primeiro filme está guardada sob condições controladas e preservada. A WETA (empresa de alto porte para produções com efeitos especiais de computação gráfica), valoriza cada item criado dentro de suas instalações como artesanato neozelandês.

O visual de Bilbo Bolseiro foi inspirado diretamente no próprio Tolkien, já que ambos, criador e criatura, segundo Peter Jackson, são "cavalheiros do campo". Há seis figurinos diferentes para Bilbo, que refletem suas mudanças ao longo do filme. Os novos pés de hobbit são muito melhores que os originais. Em O Senhor dos Anéis foi usada uma espuma de látex colada nos pés. Agora são quase chinelos, que podem ser vestidos e removidos ao longo do dia, para o conforto do ator. A nova tecnologia também permite que os dedos dos pés se movam.

  No processo de criação dos anões a equipe de design não apenas teve o desafio de individualizar cada anão, mas também precisaram acertar cuidadosamente as proporções para que todos parecessem perfeitos em tela. A individualização dos anões inclui peculiaridades como: Ori é adorado pela sua mãe e ainda usa os lacinhos que ela amarrou aos seus cabelos antes de ele sair na jornada. Dwalin é um guerreiro experiente e mostra suas cicatrizes como troféus, e as tatuagens do personagem foram pintadas em braços falsos usados pelo ator e estampadas nas partes reais do seu corpo, como a cabeça. Dori controla o dinheiro do grupo e gosta de arrumar seu cabelo de maneira excêntrica. Bifur tem um machado orc cravado em sua cabeça, o que lhe causa um tique nervoso e alguns problemas mentais. Bombur é o mais gordo e forte dos anões e gosta de usar sua barba como uma corda para enforcar orcs. Gloin tem referências diversas a seu filho, Gimli, e os dois vão se parecer tanto nas roupas quando no armamento. Nori tem a silhueta mais dramática. Balin não tem bigode. Todos os anões usam braços e mãos falsas, além de botas bem maiores que seus pés, para distorcer as proporções e fazê-los parecer menores na câmera. Alguns dos atores usam duas botas: uma gigante exterior e outra menor e mais confortável, dentro da primeira. Uma das maiores inovações técnicas desde O Senhor dos Anéis foi em relação à maquiagem. Um novo tipo de silicone usado no rosto dos anões não requer o nível de manutenção da que era utilizada por Gimli, por exemplo, na primeira trilogia. E parece muito mais realista, além de ser resistente aos elementos e mais rápida de aplicar (uma hora contra três horas e meia). A maquiagem mais lenta é a de Bombur, que leva 1h45.

 O anão Thorin é o mais simétrico e bonito de todos, devido à sua nobreza, por isso as roupas do personagem possuem um tom mais refinado. O ator Richard Armitage, deixou sua própria barba crescer para o papel e não precisou usar barba postiça.  

 Tudo o que é visto na tela foi criado para o filme, incluindo os botões das roupas. Os figurinos também tiveram que ser aprimorados (ou tornados ainda mais artesanais). A minúcia no processo de fabricação das roupas incluiu preocupações como o artesanato dos anões: por terem os dedos largos e mãos gorduchas, eles são incapazes de pequenos detalhes de costura, então tudo teve que ser feito mais grosseiramente.

As roupas tem aquela preocupação do tecido ser bem surrado e sujo que dá uma impressão de usado várias vezes com o passar do tempo. Eu seguramente posso afirmar que o figurino de O Hobbit: Uma jornada inesperada é espetacular, pois é o um dos poucos filmes em que vejo detalhes a beira da perfeição. Para finalizar este primeiro post deixo abaixo um vídeo mostrando parte do set de figurinos do filme e fotos dos atores que interpretaram os 13 anões com e sem o figurino.


Visit NBCNews.com for breaking news


3 comentários:

  1. Adorei esse post, já que também amo as obras do Tolkien! Amei esse filme, assim como a trilogia do anel. E amei também o tema do blog! Já que gosto muito de filmes e estudo moda, você está de parabéns por criar um blog com um tema tão diferente dos que a gente vê por aí, mas muito interessante!

    Beijocas!

    http://gostodascoisaspoeticas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Joyce! Também sou estudante de moda e sempre tive vontade de fazer um blog, Mas acabava desistindo porque não encontrava um assunto que me fizesse ter interesse de pesquisar sobre. Estou me divertindo com esse blog, desde a sua criação, até nas horas de pensar em qual filme ou série escolher para comentar.
      Dei uma fuçadinha no seu blog e adicionei aos meus blogs parceiros. Gostei da postagem sobre trilha sonora de filmes. E gostei de saber que você curte o filme Clube da luta.

      Excluir