05/02/2013

Os Vingadores

Todos sabemos que o filme Os Vingadores foi um tremendo sucesso em 2012, os efeitos especiais, o roteiro e o elenco de primeira agradaram não só aos fãs do gênero mas também ao público em geral que em sua maioria nunca deve ter lido uma HQ (sigla para história em quadrinhos). Enfim, o que poucos sabem é que por de trás dos uniformes de Thor, Homem de Ferro, Capitão América e etc... Existe uma figurinista, chamada Alexandra Byrne (que também tem em seu currículo os filmes Thor, Hamlet, Em Busca da Terra do Nunca, O Capitão Corelli e Elizabeth: A Era de Ouro).

 Segue abaixo uma entrevista com Alexandra Byrne, falando sobre a concepção dos figurinos dos heróis de Os Vingadores.
A entrevista original e em inglês, você pode encontrar aqui: Wizard World
 
Sobre Thor e Os Vingadores, um monte de pessoas têm a fantasia de serem super-heróis, seja amarrando uma toalha vermelha no pescoço dizendo que é o Super-homem quando criança ou participando de eventos cosplay quando adulto. Mas no seu caso, você está criando fantasias para parecerem reais, roupas de trabalho. Como isso foi pensado?
Bom, o que realmente me ajudou foi o fato de eu estar trabalhando com os melhores profissionais da área. Eu nunca havia lido as histórias em quadrinho antes de Thor, então, de um certo modo, o fato de ser um universo totalmente novo para mim fez com que eu questionasse mais e não me sentisse sobrecarregada com a responsabilidade  de "ele tem que usar isto ou aquilo". É uma boa combinação trabalhar com pessoas que estão tão mergulhados neste universo, o que proporciona um bom diálogo e eu não tive medo de fazer perguntas.
Pode ser difícil. Você tem um rapaz com cabelos loiros e compridos e uma capa vermelha girando um martelo. Não dá para fingir que isto não é um desafio, mas, igualmente, uma das melhores coisas sobre o figurino é você ter o ator. Eu sempre acreditei que o ator, seu próprio ser, seu físico, suas proporções, como ele se move, contribui muito com o processo de design, para além da sua contribuição como ator. É sobre transformar um corpo, trabalhar um físico para as câmeras. Chris Hemsworth é incrível. E quando ele aparece para você, você pensa "Ah, ele é o Thor". E você está trabalhando em algo e resolvendo como traduzir um figurino para ele.
A capa vermelha era interessante. Era uma praticidade real. Nós trabalhamos muito, fizemos um monte de protótipos. E o resultado final é, digo novamente, o que eu amo neste processo é que não teve um dia que eu disse "a capa vai ser feita disto e será igual a isto". Você evolui e cresce com o processo. E o resultado é que funcionou. A execução foi incrivelmente não-tecnológica, mas foi certa. Então é tudo feito de combinações, mas, talvez a capa com a textura e a forma na qual foi feita não teria dado certo se a roupa inteira não tivesse sido feita. É uma combinação de informações e, às vezes, as contradições e justaposições compõe o traje inteiro.

Em relação ao Thor especificamente, o quanto seu figurino mudou entre seu filme e Os Vingadores? Eu reparei que em Os Vingadores nós podíamos ver o Thor sem sua armadura de vez em quando.
Há mais azul, em Thor sua roupa era mais escura e...isto muda muita coisa. Quero dizer que isto é muito interessante, porque estes figurinos são difíceis de projetar e realmente difíceis de produzir. O processo de produção é muito técnico porque você trabalha com muitos tipos de materiais e você pode chegar em um beco sem saída com alguns, mas depois volta a utilizá-los. Então é um longo processo. Eu aprendi muito na primeira vez e acredito que se você for honesto, você sabe que no momento em que estão gravando com o figurino você pensa que poderia ter feito melhor.
Então esta foi a unidade voltando em Os Vingadores, pensando que agora eu poderia pegar tudo o que aprendi e seguir em frente, transformando seu figurino inteiro. É um tipo de evolução natural. Além disso, Thor é sobre o Thor. Os Vingadores é sobre todos esses super-heróis juntos e eles têm que trabalhar em uma única linha. Então há este equilíbrio de cor, proporção e texturas. É um ambiente diferente.

  
Você teve um figurino preferido no filme? Um que você tenha se divertido mais fazendo?
Não, eu realmente não tive. Tive momentos afetuosos com todos eles. Fiquei feliz com todos eles, gostei de todos. Gostei da maneira que Nick Fury (personagem de Samuel L. Jackson) se revelou, na verdade, fiquei muito feliz com isso.

Bom, eu acho que todo mundo vai querer comprar este ano o casaco de couro que ele usa.
Com certeza, o casaco é realmente surpreendente. Ele usa-o muito bem, você tem que admitir isso.

Acredito que Sam Jackson pode usar qualquer coisa muito bem, provavelmente.
Concordo, ele tem um incrível senso para se vestir. Ele é ótimo.


E sobre o personagem como o Homem de Ferro onde o figurino é principalmente um efeito visual. Como isso funciona? Há uma equipe de design específica para isto?
Na verdade, eu tive pouco contato com a armadura do Homem de Ferro, que tem sua própria evolução e a empresa, Legacy, a construiu, e eles estavam muito envolvidos com isto, eu não tive nada relacionado com a entrega dela.

Mas você teve que vestir o Robert Downey Jr, quando ele não estava com o figurino do Homem de Ferro.
Sim, o que foi muito legal. Foi muito divertido. Como você veste o homem mais rico do mundo? 


Bom, aparentemente, ele tem muita camiseta do Black Sabbath.
Sim, ele tem, ele tem e eu adoro o senso de humor por trás disso.

 
Você estava muito envolvida com a transformação do figurino do Capitão América? Ou foi um processo similar ao do Homem de Ferro?
Ah não, não, eu realmente fiz o figurino dele. Foi interessante porque, obviamente, o filme do Capitão América é projetado para os anos 40, e por isso, senti que tivemos o luxo de usar tecidos elásticos, algo que não foi permitido no filme dele. Então você tem que transformar o figurino pensando em como seria se o traje dele fosse criado hoje. Além de projetá-lo na mesma linha dos outros figurinos. Mas foi um certo desafio por causa das cores utilizadas nos quadrinhos, foi interessante.


Com o Bruce Banner, teve alguma diretiva sobre o uso dos icônicos roxos? Tradicionalmente, ele sempre usa calças roxas nos quadrinhos.
Bom, ele tem as calças roxas nos quadrinhos, e a camisa roxa foi o aceno para as calças roxas. Eu acho que evitamos ficarmos presos nisso. Mas tenho que dizer que o Mark Ruffalo pode usar cores. Ele usa uma cor e fica bem nele. Se ele não pudesse, então o processo seria diferente. Trata-se de vestir o ator.  


Sobre o desafio de projetar todos os figurinos da S.H.I.E.L.D.? Você quase projetou figurinos para um exército basicamente, uma pequena força policial com diferentes roupas para diferentes funções e para homens e mulheres. Como foi isso?
Bom, foi uma loucura, um desafio. Como eu disse, é sobre criar um look inteiro e eu pensei, como o Helicarrier é um veículo tão extraordinário, realmente precisávamos fazer as pessoas mais reais, razão pela qual existe uma grande variação nos uniformes. Apesar de ser um uniforme, eu quis tentar impedir de torná-lo muito "era espacial". Eu meio que quis trabalhar com um oposto ao Helicarrier e torná-lo mais real adicionando variedades, mesmo que não seja muito perceptível todo o conjunto estava lá, desde regatas e calças até macacões. Há todo um sentimento de homem trabalhador nos figurinos.

 Helicarrier, o veículo onde a equipe da S.H.I.E.L.D. e Os Vingadores transitavam.

Scarlett Johansson tem um figurino da Viúva Negra atualizado em relação ao filme do Homem de Ferro. Ela tem seios grandes, mas sua roupa é bem moderada. Provavelmente, muitas mulheres irão gostar disso porque as histórias em quadrinhos normalmente exageram no tamanho dos seios das mulheres.
Espero que sim. Quero dizer, é um bom equilíbrio, não? Obviamente a personagem nas histórias em quadrinho é desenhada de uma forma muito exagerada e Scarlett tem um corpo fantástico. Por isso, estava tentando encontrar uma forma de agradar todas as partes e vesti-la apropriadamente. Acho que se exagerássemos, acabaria prejudicando ela como personagem. Mas foi ótimo fazer. Adorei fazer o vestido preto curto para a sequência da Rússia no começo do filme. Foi divertido. É uma sequência incrível. Realmente fantástica.
 

Falando em extremo, há um figurino que quebra até o Thor neste filme, é o figurino do Tom Hiddleston, o Loki. Como foi trabalhar com ele e refazer seu figurino?
Ah, foi ótimo. Novamente, eu podia mudar tudo o que quisesse. Além disso, Loki tem uma história passada enorme, nós o vimos pela última vez caindo da Ponte Bifrost. Então a ideia foi fazê-lo um pouco mais "Guerreiro de Estrada" com a história, e você o vê mudar entre seu traje de guerreiro de estrada e uma aparência real quando ele usa a magia para mudar sua aparência.
Foi ótimo. O grande avanço com ele foi realmente encontrar isso...eu sempre imaginei o personagem usando um casaco. Havia algo sobre esse tipo de vaidade de um casaco com a gola levantada e o movimento. E, novamente, Tom veste muito bem, de modo que foi a grande jogada em Thor para realmente encontrar o que aquele casaco poderia ser. E ele tinha uma média de 4 a 5 looks em Thor. Então eu só  os traduzi e segui em frente, vendo o que se tornaria em versão.


Quantos trajes ou figurinos você normalmente cria para um filme como este? Eu acho que você tem que ter vários para cada personagem.
Mais do que vários eu acho que você pode dizer. Isso varia. Varia porque alguns figurinos são mais duráveis que outros. Você tem uma série de requisitos para os dublês, alguns são mais adaptáveis para isso, alguns têm formas mais adequadas ao corpo e são menos adaptáveis. Então você realmente tem mais do que um figurino e também uma equipe para reparar/ajustar. Certamente, em Os Vingadores, Kevin Feige (produtor do filme) queria ver os personagens lutando o máximo que pudessem. É uma sequência grande de luta e acho que você pode ver no final quando estão sujos e machucados. E o Capitão América leva um grande golpe no peito e seu traje é absolutamente rasgado e desfiado. Tivemos uma equipe trabalhando constantemente.

Houve momentos, como nas fases de montagem, onde alguém, por exemplo o Chris Evans, disse "Está dando tudo certo, mas eu realmente preciso ajustar a virilha porque estou me machucando toda vez que me movo", ou alguma coisa parecida?
Sim, houve vários momentos engraçados. São figurinos muito, muito complexos e levam um monte de encaixes e muito trabalho, e você realmente tem que checar todo tipo de movimento e articulação das armaduras e outras coisas em geral. Os encaixes são muito, muito complexos e, inevitavelmente, haverá momentos engraçados. Não vou comprometer ninguém te dizendo quem foi, mas há muitas pessoas envolvidas nos encaixes e todos eles são ótimos atores e têm senso de humor. É um trabalho duro, mas você tem que rir de vez em quando.


Quanto tempo normalmente é necessário para entrar em um dos trajes complexos?
Pode levar um bom tempo, mas, como são vários dias de gravação e você quer tentar torná-lo o mais fácil possível, muitas vezes, você está fazendo transformações mais complexas nos figurinos e tem que voltar atrás para testar como está o processo de vestí-lo e usá-lo. Porque no final do dia, depois de uma longa sequência de lutas, a última coisa que você quer é gastar meia hora tentando tirar o figurino.

Bom, os figurinos estão absolutamente fantásticos e eu acho que as pessoas vão adorar o filme. Você fez um ótimo trabalho.
Espero que sim!

Obrigada pela entrevista, foi um imenso prazer.
Brilhante, muito obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário