Segue abaixo uma entrevista com Alexandra Byrne, falando sobre a concepção dos figurinos dos heróis de Os Vingadores.
A entrevista original e em inglês, você pode encontrar aqui: Wizard World
Sobre Thor e Os Vingadores, um monte de pessoas têm a fantasia de
serem super-heróis, seja amarrando uma toalha vermelha no pescoço
dizendo que é o Super-homem quando criança ou participando de eventos cosplay quando adulto. Mas no seu caso, você está criando fantasias para parecerem reais, roupas de trabalho. Como isso foi pensado?
Bom, o que realmente me ajudou foi o fato de eu estar trabalhando com os
melhores profissionais da área. Eu nunca havia lido as histórias em
quadrinho antes de Thor, então, de um certo modo, o fato de ser um
universo totalmente novo para mim fez com que eu questionasse mais e não
me sentisse sobrecarregada com a responsabilidade de "ele tem que usar
isto ou aquilo". É uma boa combinação trabalhar com pessoas que estão
tão mergulhados neste universo, o que proporciona um bom diálogo e eu
não tive medo de fazer perguntas.
Pode ser difícil. Você tem um rapaz com cabelos loiros e compridos e uma
capa vermelha girando um martelo. Não dá para fingir que isto não é um
desafio, mas, igualmente, uma das melhores coisas sobre o figurino é
você ter o ator. Eu sempre acreditei que o ator, seu próprio ser, seu
físico, suas proporções, como ele se move, contribui muito com o
processo de design, para além da sua contribuição como ator. É
sobre transformar um corpo, trabalhar um físico para as câmeras. Chris
Hemsworth é incrível. E quando ele aparece para você, você pensa "Ah,
ele é o Thor". E você está trabalhando em algo e resolvendo como
traduzir um figurino para ele.
A capa vermelha era interessante. Era uma praticidade real. Nós
trabalhamos muito, fizemos um monte de protótipos. E o resultado final
é, digo novamente, o que eu amo neste processo é que não teve um dia que
eu disse "a capa vai ser feita disto e será igual a isto". Você evolui e
cresce com o processo. E o resultado é que funcionou. A execução foi
incrivelmente não-tecnológica, mas foi certa. Então é tudo feito de
combinações, mas, talvez a capa com a textura e a forma na qual foi
feita não teria dado certo se a roupa inteira não tivesse sido feita. É
uma combinação de informações e, às vezes, as contradições e
justaposições compõe o traje inteiro.
Em relação ao Thor especificamente, o quanto seu figurino mudou entre
seu filme e Os Vingadores? Eu reparei que em Os Vingadores nós podíamos
ver o Thor sem sua armadura de vez em quando.
Há mais azul, em Thor sua roupa era mais escura e...isto muda muita
coisa. Quero dizer que isto é muito interessante, porque estes figurinos
são difíceis de projetar e realmente difíceis de produzir. O processo
de produção é muito técnico porque você trabalha com muitos tipos de
materiais e você pode chegar em um beco sem saída com alguns, mas depois
volta a utilizá-los. Então é um longo processo. Eu aprendi muito na
primeira vez e acredito que se você for honesto, você sabe que no
momento em que estão gravando com o figurino você pensa que poderia ter
feito melhor.
Então esta foi a unidade voltando em Os Vingadores, pensando que agora
eu poderia pegar tudo o que aprendi e seguir em frente, transformando
seu figurino inteiro. É um tipo de evolução natural. Além disso, Thor é
sobre o Thor. Os Vingadores é sobre todos esses super-heróis juntos e
eles têm que trabalhar em uma única linha. Então há este equilíbrio de
cor, proporção e texturas. É um ambiente diferente.
Você teve um figurino preferido no filme? Um que você tenha se divertido mais fazendo?
Não, eu realmente não tive. Tive momentos afetuosos com todos eles.
Fiquei feliz com todos eles, gostei de todos. Gostei da maneira que Nick
Fury (personagem de Samuel L. Jackson) se revelou, na verdade, fiquei
muito feliz com isso.
Bom, eu acho que todo mundo vai querer comprar este ano o casaco de couro que ele usa.
Com certeza, o casaco é realmente surpreendente. Ele usa-o muito bem, você tem que admitir isso.
Acredito que Sam Jackson pode usar qualquer coisa muito bem, provavelmente.
Concordo, ele tem um incrível senso para se vestir. Ele é ótimo.
E sobre o personagem como o Homem de Ferro onde o figurino é
principalmente um efeito visual. Como isso funciona? Há uma equipe de
design específica para isto?
Na verdade, eu tive pouco contato com a armadura do Homem de Ferro, que
tem sua própria evolução e a empresa, Legacy, a construiu, e eles
estavam muito envolvidos com isto, eu não tive nada relacionado com a
entrega dela.
Mas você teve que vestir o Robert Downey Jr, quando ele não estava com o figurino do Homem de Ferro.
Sim, o que foi muito legal. Foi muito divertido. Como você veste o homem mais rico do mundo?
Bom, aparentemente, ele tem muita camiseta do Black Sabbath.
Sim, ele tem, ele tem e eu adoro o senso de humor por trás disso.
Você estava muito envolvida com a transformação do figurino do Capitão América? Ou foi um processo similar ao do Homem de Ferro?
Ah não, não, eu realmente fiz o figurino dele. Foi interessante porque,
obviamente, o filme do Capitão América é projetado para os anos 40, e
por isso, senti que tivemos o luxo de usar tecidos elásticos, algo que
não foi permitido no filme dele. Então você tem que transformar o
figurino pensando em como seria se o traje dele fosse criado hoje. Além
de projetá-lo na mesma linha dos outros figurinos. Mas foi um certo
desafio por causa das cores utilizadas nos quadrinhos, foi interessante.
Com o Bruce Banner, teve alguma diretiva sobre o uso dos icônicos
roxos? Tradicionalmente, ele sempre usa calças roxas nos quadrinhos.
Bom, ele tem as calças roxas nos quadrinhos, e a camisa roxa foi o aceno
para as calças roxas. Eu acho que evitamos ficarmos presos nisso. Mas
tenho que dizer que o Mark Ruffalo pode usar cores. Ele usa uma cor e
fica bem nele. Se ele não pudesse, então o processo seria diferente.
Trata-se de vestir o ator.
Sobre o desafio de projetar todos os figurinos da S.H.I.E.L.D.? Você
quase projetou figurinos para um exército basicamente, uma pequena força
policial com diferentes roupas para diferentes funções e para homens e
mulheres. Como foi isso?
Bom, foi uma loucura, um desafio. Como eu disse, é sobre criar um look inteiro e eu pensei, como o Helicarrier
é um veículo tão extraordinário, realmente precisávamos fazer as
pessoas mais reais, razão pela qual existe uma grande variação nos
uniformes. Apesar de ser um uniforme, eu quis tentar impedir de torná-lo
muito "era espacial". Eu meio que quis trabalhar com um oposto ao Helicarrier
e torná-lo mais real adicionando variedades, mesmo que não seja muito
perceptível todo o conjunto estava lá, desde regatas e calças até
macacões. Há todo um sentimento de homem trabalhador nos figurinos.
Helicarrier, o veículo onde a equipe da S.H.I.E.L.D. e Os Vingadores transitavam.
Scarlett Johansson tem um figurino da Viúva Negra atualizado em
relação ao filme do Homem de Ferro. Ela tem seios grandes, mas sua roupa
é bem moderada. Provavelmente, muitas mulheres irão gostar disso porque
as histórias em quadrinhos normalmente exageram no tamanho dos seios
das mulheres.
Espero que sim. Quero dizer, é um bom equilíbrio, não? Obviamente a
personagem nas histórias em quadrinho é desenhada de uma forma muito
exagerada e Scarlett tem um corpo fantástico. Por isso, estava tentando
encontrar uma forma de agradar todas as partes e vesti-la
apropriadamente. Acho que se exagerássemos, acabaria prejudicando ela
como personagem. Mas foi ótimo fazer. Adorei fazer o vestido preto curto
para a sequência da Rússia no começo do filme. Foi divertido. É uma
sequência incrível. Realmente fantástica.
Falando em extremo, há um figurino que quebra até o Thor neste filme,
é o figurino do Tom Hiddleston, o Loki. Como foi trabalhar com ele e
refazer seu figurino?
Ah, foi ótimo. Novamente, eu podia mudar tudo o que quisesse. Além
disso, Loki tem uma história passada enorme, nós o vimos pela última vez
caindo da Ponte Bifrost. Então a ideia foi fazê-lo um pouco mais
"Guerreiro de Estrada" com a história, e você o vê mudar entre seu traje
de guerreiro de estrada e uma aparência real quando ele usa a magia
para mudar sua aparência.
Foi ótimo. O grande avanço com ele foi realmente encontrar isso...eu
sempre imaginei o personagem usando um casaco. Havia algo sobre esse
tipo de vaidade de um casaco com a gola levantada e o movimento. E,
novamente, Tom veste muito bem, de modo que foi a grande jogada em Thor
para realmente encontrar o que aquele casaco poderia ser. E ele tinha
uma média de 4 a 5 looks em Thor. Então eu só os traduzi e segui em
frente, vendo o que se tornaria em versão.
Quantos trajes ou figurinos você normalmente cria para um filme como
este? Eu acho que você tem que ter vários para cada personagem.
Mais do que vários eu acho que você pode dizer. Isso varia. Varia porque
alguns figurinos são mais duráveis que outros. Você tem uma série de
requisitos para os dublês, alguns são mais adaptáveis para isso, alguns
têm formas mais adequadas ao corpo e são menos adaptáveis. Então você
realmente tem mais do que um figurino e também uma equipe para
reparar/ajustar. Certamente, em Os Vingadores, Kevin Feige (produtor do
filme) queria ver os personagens lutando o máximo que pudessem. É uma
sequência grande de luta e acho que você pode ver no final quando estão
sujos e machucados. E o Capitão América leva um grande golpe no peito e
seu traje é absolutamente rasgado e desfiado. Tivemos uma equipe
trabalhando constantemente.
Houve momentos, como nas fases de montagem, onde alguém, por exemplo o
Chris Evans, disse "Está dando tudo certo, mas eu realmente preciso
ajustar a virilha porque estou me machucando toda vez que me movo", ou
alguma coisa parecida?
Sim, houve vários momentos engraçados. São figurinos muito, muito
complexos e levam um monte de encaixes e muito trabalho, e você
realmente tem que checar todo tipo de movimento e articulação das
armaduras e outras coisas em geral. Os encaixes são muito, muito
complexos e, inevitavelmente, haverá momentos engraçados. Não vou
comprometer ninguém te dizendo quem foi, mas há muitas pessoas
envolvidas nos encaixes e todos eles são ótimos atores e têm senso de
humor. É um trabalho duro, mas você tem que rir de vez em quando.
Quanto tempo normalmente é necessário para entrar em um dos trajes complexos?
Pode levar um bom tempo, mas, como são vários dias de gravação e você
quer tentar torná-lo o mais fácil possível, muitas vezes, você está
fazendo transformações mais complexas nos figurinos e tem que voltar
atrás para testar como está o processo de vestí-lo e usá-lo. Porque no
final do dia, depois de uma longa sequência de lutas, a última coisa que
você quer é gastar meia hora tentando tirar o figurino.
Bom, os figurinos estão absolutamente fantásticos e eu acho que as pessoas vão adorar o filme. Você fez um ótimo trabalho.
Espero que sim!
Obrigada pela entrevista, foi um imenso prazer.
Brilhante, muito obrigada.
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